quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A técnica de degustação


A técnica

Provar um vinho está no conjunto das operações através das quais o provador analisa, por meio de seus sentidos, o vinho que está sendo examinado.
O principal objetivo da degustação de um vinho é, em primeiro lugar, identificar e descrever pontualmente suas várias características, formando uma espécie de bilhete de identidade do próprio vinho.

Depois disso, o provador do vinho, com base em informações coletadas irão expressar seus juízos sobre outro conjunto de aspectos, tais como: a qualidade do vinho provado, sua tipicidade (ou seja, sua adesão a um modelo de referência, como acontece em DOC e DOCG vinhos ), a sua capacidade de ser combinado com certos alimentos, o seu julgamento hedonista (que eu gosto, eu não gosto). o conjunto de operações que são realizadas durante uma degustação não é especialmente difícil, mas é necessário que o provador de realizar com muita atenção, paciência e boa vontade, sabendo que neste exercício, você pode melhorar constantemente, principalmente através da experiência.


A degustação de vinhos acontece em três etapas:

1. Visuais (sentidos cometidos: à vista)
2  Olfativas (ou seja, os envolvidos: o sentido do olfato)
3  Gustativas  (sentidos envolvidos: paladar, olfato, tato).

A ferramenta, que é utilizado para a prova de vinho é único: o vidro.

Este deve ser de vidro transparente e não colorida, ou de qualquer forma manchado, em forma de cálice com a haste. De facto, a haste permite que o provador de observar o vinho sem dedos causar sombras e também facilita uma das mais frequentes durante a degustação (especialmente durante o teste fungar), isto é, a transmissão de um ligeiro movimento, num movimento circular para próprio vidro. A haste tem também a função de remover a mão a partir do nariz de provadores, porque pode levar aromas ou odores não inerentes ao vinho, portanto contaminar a degustação.

Para este fim, em 1977, a International Organization for Standardization (ISO) indicado no padrão 3591: 1977, um vidro (ver figura), que pode ser usado para qualquer tipo de degustação de vinhos e tem sido universalmente adotada pelos provadores em todo o mundo.

Importante também é o lugar onde a degustação. Deve antes de tudo ficar quieto, de modo a incentivar e não perturbar a concentração e atenção do provador.

A temperatura ideal deve ser de cerca de 20 ° 22 ° e o grau de humidade entre 65 e 80%. Mas é essencial que o ambiente no qual ele ocorre degustação não entra qualquer cheiro a partir do exterior.

A iluminação deve ser difusa e uniforme e não criar sombras.

A hora do dia é o mais adequado para uma degustação no meio do dia (10:00-11:00). 

O provador, em última análise, não devem fumar ou beber álcool durante pelo menos uma hora antes da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário