quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Queijo Parmesão e o Terremoto em Emilia Romagna




 O  terremoto de magnitude 5,9 Richter que atingiu a região de Emilia Romagna, no dia 29 de maio, chegou a quase i milhão as formas de “Parmiggiano Reggiano”  e de “Grana Padana”, danificadas pelo desabamento das “Scalere”, grandes prateleiras usadas para armazenar os queijos. 

As perdas sofridas pelos dois queijos mais famosos do made in Italy , especialmente os queijos frescos (seis meses), irremediavelmente danificados. Um desastre econômico que chega aos  de 150 milhoes de euro. A situação è agravada pela difícil identificação de novas instalações para o envelhecimento das formas que permaneceram intactas. As formas irrecuperáveis estão destinadas a fundir-se com enormes perdas financeiras se levamos em conta que o preço médio do Parmigiano Reggiano da Itália, è de 15,3 euros por quilo, e que as formas produzidas 3,3 milhões em um ano têm um peso médio de 40 kilos..

Na capital leiteira o terremoto  causou danos a partir da produção de laticínios para processamento do queijo, não poupou nem mesmo os estábulos para as vacas, os armazéns de envelhecimento do queijo Grana Padano e do Parmigiano Regiano, mas também, as caves para o envelhecimento de vinagre balsâmico, casas, estábulos, celeiros, matadouros e adegas de onde se obtém a matéria-prima para o presunto de Parma, máquinas destruídas e animais mortos.

Os danos econômicos são incalculáveis considerando que a A Emilia Romagna è um distrito de grande importância para a industria italiana cobrindo mais de 10% do PIB da produção agrícola nacional, incluindo Parmigiano Reggiano, vinagre balsâmico de Modena, presunto de Parma e o  Lambrusco.


O terremoto também, provocou um deslizamento de terra nas áreas afetadas, com danos nos encanamentos e deslizamentos de terra em alguns rios que afetam o fluxo de água  com a  conseqüência da suspensão da área de serviço para a irrigação de 26 mil hectares da província de Modena, Carpi; Campogalliano e Soliera. Um território com uma forte especialização na produção de frutas e arroz.



No próximo domingo, em ocasião do "Family Fair" e, juntamente com a visita do Santo Padre nas arquibancadas da Fiera Milano City, das 9.30 às 18h30, serão vendidos 3.000 pedaços de queijo Grana Padano para ajudar os agricultores e fábricas de lacticínios afetadas pelo terremoto dos últimos dias.

Você pode colaborar com o esforço dos produtores, apoiando a cadeia de qualidade, tomando cuidado com os produtos falsificados, pois a possibilidade de especulação è muito alta, e tudo a despesa dos consumadores.

O parmesão é um tipo de queijo italiano, com Denominação de Origem Protegida conhecida como Parmigiano-Reggiano. E’ um dos produtos alimentares mais imitados no mundo, especialmente em regiões com presença de colônias italianas como o Brasil e os Estados Unidos.
Por ser um produto  DOP( denominaçao de origem controlada), a marca Parmigiano-Reggiano legalmente só pode ser usada em queijos produzidos na região de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua (ao sul do rio Pó).
O parmesão è o rei da alimentação de qualidade com um alto valor nutricional è uma ótima fonte de cálcio, proteínas, potássio, magnésio, zinco, e as vitaminas A, B6, e B2, por isso muito aconselhado na dieta de crianças, adolescentes e pessoas adultas. Ralado, é muito utilizado no acompanhamento de massas, risoto, molho de tomates e em diversos tipos de panificação. Um produto símbolo da gastronomia italiana.
 As principais características do Parmesão:
      Consistência: dura
      Textura: compacta, consistente, superfície de fratura granulosa.
      Cor: ligeiramente amarelada
      Sabor: adocicado, ligeiramente picante.
      Odor: suave, porém, forte, caracteristico
      Crosta: firme, lisa, não pegajosa.


O queijo parmesão è uma das excelências da gastronomia italiana, com uma elevada presença de cálcio, proteínas, potássio, magnésio, zinco e as vitaminas .

Dados:  Codiretti
Wikipedia
Fotografias:  Meteo web

Nenhum comentário:

Postar um comentário