sábado, 2 de junho de 2012

O Lambrusco


Continuamos a nossa viagem nos territórios terremotados da Emilia Romagna para conhecer melhor a rica cultura gastronômica dessa região.


Nos “post” precedente falei do parmesão e do vinagre balsâmico e hoje quero falar da terceira excelência do made Italy, produzido na Planura Padana, o Lambrusco.

Nos anos 70 o lambrusco era um dos vinhos italianos mais conhecido pela maioria da população brasileira de classe media. Um vinho frisante, para beber geladinho e è um espumante tinto.

O lambrusco, embora tenha sua origem padana, è um vinho que não necessita de envelhecimento e uma das suas características è a fresquesa do vinho jovem, o que significa que as perdas são menos dolorosas, se pensamos que os produtores de parmesão e vinagre balsâmico que viram destruídos a produção de no mínimo 10 anos para o vinagre e 3 para o parmesão.

Alguma estruturas das adegas foram abaladas e muitas garrafas quebraram, mas, as informações oficiais è que os  na produção do lambrusco è limitada, não havendo sido registrados danos aos vinhedos.




Principais características do lambrusco:

O lambrusco é originário e produzido nas colinas do Município de Modena, situado entre o Rio Pó, ao norte, e os Apeninos, ao sul, na Província da Emilia Romagna..

Tipos de lambrusco:

Lambrusco di Sorbara: vinho tinto DOC (Denominazioni di origine controllata) produzido com cepa sangiovese
Lambrusco Grasparossa di Castelvetro: vinho branco-amarelado produzido com a cepa moscato bianco; tipos tranquilo e frisante
Lambrusco Salamino di Santa Croce: diversas cepas; vinho tinto e branco DOC










Receita com o lambrusco


Ingredientes:


1 lata de leite
2 gemas
1 colher de sopa de amido de milho
1 fava de baunilha

Calda: 1 garrafa de lambrusco tinto
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 pacote de biscoito champagne
2 claras em neve
4 colheres de sopa de açucar
250 ml de creme de leite fresco

Modo de preparo

Creme: Coloque todos os ingredientes, menos a fava, no liquidificador e bata por 2 minutos. Despeje a mistura em uma panela. Acrescente a fava de baunilha, faça uma abertura no comprimento da fava, na mistura. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar. Quando engrossar desligue o fogo, retire a fava. Coloque o creme em um refratário. Deixe esfriar.

Calda:Em uma panela coloque, o açúcar, o espumante e misture.Coloque no fogo e deixe em ponto de fio, desligue.

Cobertura: Na batedeira, bata as claras em neve. Adicione o açúcar e bata por aproximadamente 4 minutos ou até obter um creme consistente. Desligue a batedeira e acrescente o creme de leite batido em chantilly. Misture delicadamente . Reserve.

Montagem: Coloque o creme em um refratário, por cima os biscoitos umidecidos na calda de lambrusco, coloque um pouco da calda por cima dos biscoitos e reserve uma parte.Por cima dos biscoitos coloque a cobertura de clara e creme de leite. Leve para gelar por 2 horas. Depois de gelado, coloque por cima o restante da calda e se preferir decore com cerejas ou a gosto.

Sirva gelada.

Receita: http://cybercook.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário