A Pascoa è uma das comemorações mais importantes entre as culturas ocidentais. Uma festa de caracter religioso tanto para os cristãos quanto para os judeus e está relacionada à uma nova vida.
Para os Cristãos a Pascoa è a celebração da ressureiçao de Jesus Cristo, que depois de morrer na cruz o seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu pro trés dias até a ressureiçao.
para os judeus, a Pascoa representa libertação, a passagem da prisao do Egito à "Terra Promessa" por volta do ano 1250ac ( Êxodo- antigo testamento), e a atravessada do Mar Vermelho, liderada por Mosés.
O termo Pascoa tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae
Na Grécia Antiga, este termo também è encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota è entre os hebreu, onde aparece o termo Pesach, que significa passagem.
Qualquer que seja a sua destinação, è importante saber que os Símbolos Pascoais não são muito diferentes de um pais para outro, e quase sempre os mesmos são uma constante no cardápio de todos os países que comemoram a Pascoa.
O Cordeiro por exemplo, sempre teve um forte valor simbólico, usado em principio como um dom para agradecer as divindades e transformado em seguida como memoria do sacrifício de Cristo, è quase sempre presente na mesa de Pascoa, mesmo em forma de chocolate.
O Coelho, está simbolicamente relacionado à Pascoa por representar a fertilidade, e sendo a pascoa o dia da ressureiçao de Cristo , essa data traz grande esperança de renovaçao, de prosperidade e de vida nova. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades dando continuaçao e preservação da especie, o que para os povos da antiguidade representava melhores condições de vida.
O Ovo, neste contexto está relacionado à fertilidade e a uma nova vida.
Destinação Terra Santa?

"DAYENU" - Entre as receitas rituais da Pascoa hebraica em Israel è o caldo de carne de carneiro o pão sem fermento ( matzà ou pão ázimo), em pedacinhos e ovos com canela ou com espinafre.
O pão sem fermento vem lembrado na Pascoa, como simbolo da fuga do Egito, quando os hebreus não tiveram tempo para fermentar o pão.
Itália
A Pascoa na Itália, como em todo o mediterrano, além do significado religioso, representa a passagem do inverno para a primavera, época de flores, de novos perfumes e cores.
Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era extremamente importante, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivencia em função do inverno que castigava a Europa e à dificuldade de produzir alimento.
São numerosas as pitanças que voçe encontrará na mesa do italiano, que a Pascoa è uma explosao de cores, perfumes e sabores. E certamente não pode faltar o "A Colomba", o "Agnelo al forno", os ovos de mil coloridos, a "pastiera napolitana" chocolatinhos de mil formas e cores diferentes".
Estados Unidos
Lamb Cake
Ali voçe vai encontrar esse delicioso docinho em forma de ovelha, realizado com farinha de trigo, leite, açúcar e sementes de papoula e coberto com glace de creme de leite enriquecido com chocolate branco.
Inglaterra
Na mesa dos ingleses, já a partir da "Sexta Feira Santa", se encontra uma grande variedade de briochinhas com aroma de especiarias como a canela, o cravo da índia e a noz-moscada, decoradas com uma cruz de glace de açúcar
Hot Cross BunsFrança
Em França a colorir a mesa dos franceses no período pascoal è a "Friture de pays", uma perfumada fritura de peixe.
Espanha
COCHINILLO ASADO, è um porquinho coberto de bacon, preparado com sal, alho e pimenta do reino, assado no forno em um leito de folhas de louro.
Grécia
MARGHIRITSA, Servida no jantar do sábado à noite, è uma sopa com arroz e cebola, feito no caldo de carneiro, com ovos batidos e suco de limão.
Na Russia:
KUTYA: E' um doce de grãos e mel, simbolo de fertilidade, à abrir o almoço da Pascoa Ortodoxa. Em seguida se come peixe, almondegas e macarrão com ricota e ameixa.
Irlanda:
REFOGADO NA GUINNES: Um refogado de contra-filé a pedacinhos, com muita cebola, bacon e molho de framboesa, cozido na cerveja guines ( cerveja preta).
Boa Pascoa a todos
Marileide Turitto



Nenhum comentário:
Postar um comentário