domingo, 16 de dezembro de 2012

O PANETONE

E’ tempo di festas, e è nesse momento que em muitos casos, vêm vividos a flor da pele os problemas existenciais que unem o homem contemporâneo. Problemas que nascem dos complexos projetos de vida. E è essa complexidade que si sente com muita mais intensidade na noite de natal e  a preparação para as festas se transforma em um grande projeto gastronômico. Um teatro alimentar que leva à mesa, raízes familiares e costumes do passado. E nesse jogo cerimonioso e simbólico os doces assumem a função de amenisar o deságio da complexidade dos tempos, compensando com uma consistente dose  caramelada de afetividades que o salgado não pode substituir.


Hoje falamos do doce natalício por excelência, o panetone com uma receita deliciosa e fácil para fazer em casa. E nesse ritmo de festas não podemos deixar de falar do rei indiscutível do fim de ano, o champanhe, os seus segredos e os acompanhamentos.


O panetone è um doce tipicamente das regiões setentrionais da Itália, nasceu em Milão, mas è, sobretudo o doce indispensável nas mesas de Natal pelo mundo a fora. Além de sua massa macia e rica, a particularidade do bolo é a sua forma de cúpula que o torna único e inconfundível.

Os ingredientes para o bolo são muito simples, a massa é preparada com farinha, ovos, leite e açúcar, com sabor de uvas passas e frutas cristalizadas. Preparar o panetone em casa não é complicado, mas tem que ter paciência e tirar um dia inteiro para prepará-lo, porque precisa de bastante tempo para fermentar.


As origens do doce (literalmente Tone Pan) são controversas, algumas lendas dizem que este pão saboroso nasceu do amor. A receita foi inventada por a caso por “Messer Ughetto Atellani” que para conquistar a filha do padeiro foi trabalhar  como aprendiz, e para reavivar a loja tentou inventar uma mistura que resultou  neste pão doce, que foi um grande sucesso.


Outra lenda contada è que, durante um almoço de Natal na corte de "Ludovico il Moro", o cozinheiro fez queimar o bolo e devido ao desespero do cozinheiro, um lavador de pratos na cozinha, chamado Toni, propôs para servir o pão doce preparado por ele naquela manhã, o bolo foi trazido para a mesa e despertou o entusiasmo de todos os participantes.

Ingredientes:

  • 40 gr laranjas cristalizadas
  • 160 gr manteiga
40 gr de citrom cristalizadas

  • 500 gr farinha
  • 60 ml leite
  • 12 gr de fermento biológico ou de cerveja
  • casca ralada de um limão
  • 1 colher de chá de açúcar
  • uma pitada de sal
  • 4 ovos médio de ovo inteiro grande e 3 claras
  • 120 gr uva passa
  • uma baga de baunilha
  • 160 gr de açúcar

  • Preparação:
     
    Para fazer o panetone, è necessário 3 ETAPAS de processamento. Em seguida,são reportados todas as fases e os ingredientes necessários, a fim de tornar mais claro o desempenho da receita.


    • PRIMEIRA ETAPA: 100 gr de farinha 1 colher de chá de fermento em pó, 10 g de açúcar e  60 ml de leite.
    1° Primeiro lugar coloque de molho as uvetas para amolecer 
    Dissolver 10 g de fermento e o açúcar em 60 ml de leite morno 3° Adicione a farinha de trigo e amasse até obter uma massa lisa e homogênea
    4° Coloque em uma tigela coberta com plástico transparente e deixe levitar em uma temperatura de 30° por mais ou menos 1 hora até duplicar de volume. 
    • SEGUNDA ETAPA:
    1°  Adicionar à massa: 180 g de farinha, 2 gr de fermento em pó, 2 ovos inteiros, 60 gramas de manteiga amolecida e 60 gr de açúcar, amasse bem. 2°  Junte mais 2 ovos, o resto do fermento esfarelado e a farinha, e continue amassando bem com as mãos.
    3°  Em seguida, adicione o açúcar e, finalmente, a manteiga derretida muito suavemente(em temperatura ambiente), misture até obter uma massa lisa e não pegajosa.
    4°  Cubra novamente a tigela com a pelico la de plástico e deixe crescer a 30 ° durante cerca de duas horas, ou até o dobro do volume.

    TERCEIRA ETAPA

    1° Junte 220 g de farinha, 100 g de açúcar, 2 ovos inteiros e 3 gemas, 5gr, 100 gramas de manteiga derretida, a casca ralada de um limão, 40 gr de cubos de laranja cristalizadas, 40 gramas de citron picado 40 g, 120 g de passas, e 1 baga de baunilha.
    2° Amassar pelo menos 10 minutos mais ou menos, de modo que a mistura assume uma consistência elástica e, em seguida, adicionar o açúcar e sal.
    3° Deixe repousar por mais duas horas.
    - Enquanto isso, prepare uma forma para panetone(o diâmetro será de 18 cm e 10 cm de altura) com papel vegetal (ou usar um molde de papel para panetone) e quando o volume da massa de farinha será duplicado, extraí-lo da tigela, amasse novamente em uma superfície enfarinhada e da-lhe uma forma um pouco esférica:

    - Colocá-lo no interior do molde para panetone com a parte mais lisa para cima. Deixe crescer coberto com a pelico la até que a massa não atinge o fio do molde (pelo menos mais de duas horas). Quando a massa é nivelada com o molde, colocá-lo numa área ventilada durante 10-15 minutos, de modo que a superfície forma uma espécie de película mais seca, então esculpir uma cruz no topo.
    - Coloque no centro da cruz um cubo de manteiga (tamanho de uma noz)
         - Leve ao forno a 200 graus por cerca de 10-15 minutos, em seguida, abaixe para 190 e asse por mais 10-15 minutos. Se a superfície ficar muito escura ou muito colorida, abaixe o fogo novamente para 180 e continue a cozinhar por mais ou menos 1 hora 

    - Depois de cozido, retire o panetone do forno e deixe esfriar.
    - Seu panetone está pronto para ser servido! Boas festas.
    • DICA: Quando esfriar, guarde o seu panetone em um saco para alimentos ou embrulhados em filme plástico e consumir dentro uns dois dias, porque ele tende a endurecer muito rapidamente.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário